Jesus ressuscitou e vive para sempre

Jesus ressuscitou e vive para sempre

8 de outubro de 2015

Ano 5776 - PARASHAH 1 - No princípio

Porção da Parashah 1: B'reshit (No princípio) 1:1-6:8
Haftarah B'reshit: Yesha'yahu (Is) 42:5-43:10; 42:5-21
Sugestão de leitura da B'rit Hadashah : Mattityahu (Mt) 1:1-17; 19:3-9; Marcos 10:1-12; Lucas 3:23-28; Yochanan (Jo) 1:1-18; 1 Cor.6:15-20; 15:35-58; Rom. 5:12-21; Ef. 5:21-32; Col.1:14-17; 1Tim.2:11-15; Hb.1:1-3; 3-7, 4-11; 11:1-7; 2 Pe. 3:3-14; Ap. 21:1-5; 22:1-5


A Parashat Bereshit Resumida




A Parashat Bereshit, a primeira porção da Torá, começa com a criação do mundo por D'us em seis dias e Seu "descanso" no sétimo.

No primeiro dia Ele fez luz e trevas. No segundo dia Ele faz os céus, dividindo as "águas superiores" das "águas inferiores". No terceiro dia Ele define os limites da terra e do mar, e convida diante da terra árvores e vegetação. No quarto dia Ele define a posição do sol, lua e estrelas como marcadores de tempo e iluminadores da terra. Peixes, aves e répteis são criados no quinto dia; animais terrestres , culminando com a criação do homem. D-us forma o corpo humano a partir do pó da terra e sopra em suas narinas uma "alma viva". Originalmente o homem é uma única pessoa, mas decidindo que "não é bom que o homem fique sozinho," D-us tira um "lado" do homem, transforma-o em uma mulher, e conjuga-os uns aos outros. Adam (Adão) e da mulher - Chava (Eva) à imagem de D'us e sua colocação no Jardim do Éden no sexto dia, foi criado e arrumado em seu correto lugar nesta primeira semana. Os humanos recebem o domínio sobre o mundo inteiro com apenas uma restrição - abster-se de consumir o fruto da Árvore do Conhecimento. D-us deixa de trabalhar no sétimo dia, e santifica-o como um dia de descanso.

Chava é tentada pela serpente a servir-se do fruto proibido, e oferece-o ao marido também. D'us reage punindo-os pela transgressão, é decretado que o homem irá viver a morte, retornando ao solo de onde ele foi formado, e que todos os ganhos virão somente através de luta e sofrimento. e além disso são banidos do paraíso do Eden.

Após a expulsão, seus dois primeiros filhos, Cain (Caim) e Hevel (Abel) trazem cada um uma oferenda para o Criador. A oferenda superior de Hevel é aceita por D'us, enquanto que a de Cain, inferior, é rejeitada. Cain invejosamente reage matando seu irmão, e D'us o envia ao exílio, condenado a vagar pela face da terra. A Torá então fornece uma genealogia das primeiras dez gerações do mundo, começando com Adam, seu terceiro filho Shet, e chegando até o nascimento de Nôach (Noé) e seus três filhos.

Desgostoso com a perversidade do homem, a porção se encerra com D'us expressando Sua decisão de destruir todos os seres viventes, com exceção do justo Nôach e sua família.
(Texto do chabad)

Nenhum comentário: